banners-balão

Balão Intragrástico

Não faltam motivos para perder os quilos a mais: além de mais saudável, sentir-se bem com o próprio corpo é essencial para a auto-estima. Quando nos sentimos bem, a vida fica mais leve. Mas durante o processo de emagrecimento é necessário muito envolvimento, motivação, disciplina, etc.

Os especialistas concordam que os programas de emagrecimento bem-sucedidos não só devem ajudá-lo a perder peso como também manter o novo peso com o passar do tempo. O programa combina uma equipe pessoal de especialistas com uma maneira clinicamente comprovada de reduzir a fome.

O programa é composto de três importantes partes:

Equipe de especialistas: profissionais com larga experiência no processo de emagrecimento, tais como médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, que trabalharão com você e prepararão um programa para ajudá-lo a alcançar e manter os seus objetivos de perda de peso. A sua equipe estará sempre com você, em cada etapa do programa, incentivando-o e dando apoio.

Balão Intra-gástrico: trata-se de um balão de silicone macio, inserido no estômago e preenchido com solução salina esterilizada, que trará sensação de saciedade ou falta de fome. Ele deverá ser removido após seis meses. Com o balão intra-gástrico, você poderá adotar, de forma mais fácil, as mudanças necessárias no seu estilo de vida para emagrecer.

Educação e formação: durante as reuniões periódicas com a equipe multidisciplinar, o paciente receberá orientações sobre as atitudes necessárias para controlar seu peso e ter saúde por longo prazo. Entre elas estão inclusas instruções sobre: nutrição, exercício físico, hábitos alimentares e questões psicológicas relacionadas à alimentação. Pelo sucesso obtido com o uso desses novos conceitos, você se sentirá motivado a transformar atitudes em hábitos que serão úteis para o resto da vida.

Vantagens

O balão intra-gástrico tem inúmeras vantagens em relação a outros processos de perda de peso. Com este procedimento, você pode:

– Ter a sensação de saciedade;
– Perder mais peso que em outros programas alimentares;
– Ter o apoio de equipe multidisciplinar de especialistas médicos;
– Aprender conceitos para conquistar sucesso de longo prazo;
– Ter os benefícios de uma abordagem não-cirúrgica e sem a necessidade de uso de medicamentos.

Que resultados você pode esperar?

As pessoas que participam do programa podem esperar uma significativa perda de peso nos primeiros seis meses. A quantidade de peso que se perde e o tempo de sua manutenção dependerão da adoção de mudanças de longo prazo no seu estilo de vida, relacionadas com a alimentação e o exercício físico. A tabela abaixo mostra os resultados alcançados na utilização do balão intra-gástrico em estudos clínicos publicados.

  • Para colocar o Balão Intragástrico eu preciso fazer uma cirurgia?

    MITO: Para colocar ou retirar o balão não é necessário uma cirurgia. O procedimento é mais simples, se trata de uma endoscopia – método de diagnóstico de úlceras, gastrite ou esofagite -, utiliza-se uma leve sedação e o método pode ser realizado em clínicas ou hospitais.

  • Posso sentir o Balão Intragástrico dentro do meu estômago?

    VERDADE: A sensação de que existe algo diferente dentro do estômago ao colocar o Balão varia de pessoa para pessoa. Durante o tratamento é possível que você sinta o balão no estômago, mas após um curto período de tempo essa sensação diminui.

  • Depois de colocar o Balão Intragástrico terei restrições em minhas atividades?

    MITO: Após a colocação do balão, você pode prosseguir normalmente com as atividades do dia a dia, inclusive os exercícios físicos. Porém, é importante seguir as orientações médicas e validar a prática de exercícios de alto impacto, como por exemplo, boxe.

  • Com a colocação do Balão Intragástrico não vou sentir mais fome?

    MITO: O balão não vai tirar sua fome! Ao colocar o Balão Intragástrico ele passa a ocupar um espaço em seu estômago, provocando uma sensação de saciedade. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida.

  • Ao colocar o Balão Intragástrico vou precisar tomar alguns remédios?

    VERDADE: Como em qualquer tratamento médico, os remédios são necessários para dar apoio ao processo. Durante toda a permanência do Balão Intragástrico é preciso controlar a acidez do estômago com o uso constante de medicação específica, sempre indicada pelo médico que acompanha o seu tratamento.

  • O Balão Intragástrico pode se romper dentro do meu estômago?

    MITO: Felizmente não há registros de casos em que o balão tenha se rompido dentro do estômago de um paciente, porém existe sim uma pequena possibilidade de ocorrer. Por isso, é importante seguir as orientações médicas e ter em mente que acidentes ou agressões na região do estômago podem afetar a utilização do Balão Intragástrico. Caso haja rompimento é preciso procurar o médico que realizou o procedimento para que seja feita a retirada do balão em até 24 horas.

  • É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento?

    VERDADE: É importantíssimo que você mantenha um acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o balão. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia, psicologia e atividade física devem ser consultados periodicamente. Mas, o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.

  • Após retirar o Balão Intragástrico eu nunca mais voltarei a engordar?

    MITO: A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina e força de vontade. Durante os meses de tratamento com o balão, procure seguir as orientações de profissionais (Endocrinologistas, Nutrólogos, Nutricionistas) para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do Balão Intragástrico.

  • O Balão Intragástrico é composto de ar?

    MITO: O balão utilizado em nossa clinica é preenchido com 400 a 700ml de solução fisiológica com azul de metileno - corante que serve como marcador para que um possível vazamento possa ser detectado facilmente através da urina, fezes ou vômitos – e não causa danos à saúde.

  • O Balão Intragástrico pode provocar alguns efeitos colaterais?

    VERDADE: Nas primeiras 72 horas após a colocação do balão é comum que você sinta um pouco de enjôo e certo desconforto abdominal. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico. Após o período de adaptação, o desconforto passa e você pode prosseguir com suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico.

  • Posso ficar com o Balão Intragástrico por quanto tempo eu quiser?

    MITO: O prazo máximo de permanência com o balão dentro do estômago é de seis meses. Mas, após um período de resguardo definido pelo médico, você pode colocar um novo Balão Intragástrico.