Colonoscopia por cápsula

O que é e como é realizada a colonoscopia por cápsula?

É um exame de diagnóstico, seguro e não invasivo, que permite visualizar todos os segmentos do intestino grosso. A cápsula possui uma fonte de luz e duas câmaras, uma em cada extremidade, que captam imagens (35 fotos por segundo) que são registradas a um receptor preso na cintura do paciente. A cápsula após ser engolida é propulsionada pelos movimentos digestivos normais. Durante as 10 horas do exame o paciente pode realizar a sua vida normal, não sendo necessário que permaneça no hospital. A cápsula será eliminada naturalmente com as fezes.

Em que situações é realizada?

A decisão sobre a necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo médico, em função das características individuais de cada paciente e das suas queixas ou doença. Em regra, e exceto no que se refere aos procedimentos terapêuticos, as indicações de uma colonoscopia por cápsula serão as mesmas de uma colonoscopia tradicional. A colonoscopia por cápsula poderá ser particularmente útil em pacientes em que a colonoscopia tradicional esteja contra-indicada.

Que limitações tem?

Como qualquer outro exame, a colonoscopia por cápsula pode falhar em detectar lesões. Este exame tem também a limitação de não permitir obter amostras ou realizar simultaneamente qualquer procedimento terapêutico, pelo que, caso estes sejam necessários, terá que se seguir uma colonoscopia tradicional, se as condições do paciente permitirem. A colonoscopia por cápsula tem ainda algumas contra-indicações, entre as quais se incluem a existência ou suspeita de estenoses, obstruções intestinais ou fístulas, a existência de implantes eletrônicos (p.ex. marca-passo), alterações na deglutição e na gestação.

  • É necessário alguma preparação?

    Tratando-se de um procedimento em que se pretende obter imagens detalhadas do interior do cólon e do reto, é imprescindível a realização de uma limpeza intestinal cuidadosa, que elimine quaisquer resíduos fecais. Serão facultadas quando da marcação do exame todas as informações necessárias sobre esta preparação. Estas instruções devem ser seguidas rigorosamente, sob pena de não ser possível realizar o exame ou deste não ter qualquer utilidade.

  • Existem efeitos secundários, riscos ou complicações associados à colonoscopia por cápsula?

    A colonoscopia por cápsula é um exame seguro. O maior risco associado à colonoscopia por cápsula é a retenção da cápsula no tubo digestivo, o que pode resultar na necessidade de realizar exames radiológicos para localizá-la e/ou identificar a causa desta ocorrência, ou eventualmente numa intervenção cirúrgica para retirá-la.