Tempo de Trânsito Colônico

Tempo de trânsito colônico com marcadores radiopacos

O tempo de trânsito colônico representa uma avaliação prática e objetiva nos casos de constipação intestinal crônica refratária. É realizado através da ingestão de marcadores radiopacos contidos em uma cápsula e radiografias de abdômen no 3º e 5º dias após a ingestão da cápsula. O exame pode incluir mais radiografias dependendo do caso. Assim, o método do exame assim como as orientações quanto ao preparo devem ser individualizadas, dependendo da gravidade da constipação intestinal.

Este exame visa avaliar o tempo de trânsito do conteúdo intestinal ao nível do cólon em pacientes com constipação intestinal crônica severa, que não respondem às medidas higieno-dietéticas, nem ao tratamento a base de fibras. Ele permite a confirmação da constipação patológica e a diferenciação entre a constipação por inércia colônica e a secundária a síndrome da evacuação obstruída.

Indicação

Avaliação da constipação intestinal severa em adultos, podendo evidenciar hipomotilidade colônica (inércia colônica) ou síndrome da evacuação obstruída (Anismus), orientando assim na escolha do tratamento mais adequado para o caso.

O exame

Para realizar este exame são utilizadas cápsulas de gelatina contendo em seu interior marcadores radiopacos, são ingeridas pelos pacientes, e posteriormente realizadas radiografias simples do abdômen, onde são analisados o número e localização dos marcadores em cada segmento colônico.

Preparo prévio

– O paciente deve suspender o uso de laxantes com pelo menos 05 dias de antecedência.
– Durante a realização do exame o paciente fica proibido de ingerir laxantes.
– Não necessita de jejum.